segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A cerâmica no cenário artístico

A historia da cerâmica acompanha a historia da humanidade. Sua matéria prima, a argila, já foi modelada para cumprir os objetivos mais diversos: como moradia, como utensílio, com propósitos ritualista e/ou religiosos e artístico.
Sua meteria muito plástica e obediente, favoreceu a criação de formas artísticas desenhadas no contexto que delineou a historia das artes. muitos reclamam que seu status perdeu terreno para outras linguagens como a pintura. Talvez porque ainda esteja muito presente entre nós o estatuto da arte ditado pela renascença, que em sua gloriosa e protecionista busca pelo belo = imitação da natureza, encontra na pintura a possibilidade de imortalizar na tela a imagem viva.
Questionados pelos movimentos artísticos  modernos, Os  irreverentes e ainda hoje pouco compreendidos modernistas, romperam com o status da pintura. 


Mas é na contemporaniedade  que a matéria prima prima do fazer artístico ganha o campo das infinitas possibilidades.

È  certo que a cerâmica sempre esteve presente em todos os tempos seja quais fossem os pressupostos que prevaleciam mas, nunca em toda a historia da arte  fomos tão livremente incentivados a pesquisa para além da forma e da cor, também da idéia e do material de suporte.
e nesta vertente a composição cerâmica se mostra como um campo aberto e intrigante, maravilhoso e apaixonante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário